158 - Como é Duro Ser Brasileiro

11 Jul 2009
Compartilhar

duro_brasileiroFoi Tom Jobim que um dia disse: “Viver nos Estados Unidos é bom, mas é uma merda. Viver no Brasil é uma merda, mas é bom.” Essa é a tônica do programa de hoje: como é duro ser brasileiro. Vamos tratar de um exemplo que vem lá da Irlanda, contado pelo ouvinte Fabio Federice. E outros exemplos daqui do Brasil, que você conhece muito bem. E então, você também acha que é duro ser brasileiro? E a culpa é de quem? Na trilha sonora temos Renato Piau, Diogo Del Nero, João Bosco, Divina Caffé, Farofa Carioca e Os Cariocas. Apresentação de Luciano Pires.

O texto desse programa, com poesias e letras das músicas pode ser encontrado no DLOG CAFÉ BRASIL, publicado em www.lucianopires.com.br/dlog

Read more: http://feeds.podbr.com/~r/CafeBrasil/~3/IwTvjwi2Vyg/

Comentários  

 
0 # Juliano de Lemos 13-04-2012 11:07
Olá Luciano,

só escutei este programa no dia 11.04.2012, mas o atraso de quase 3 anos parece ter sido planejado pois o conteúdo bateu certinho com minha a situação.

Moro em Dortmund na Alemanha e voltava para casa no fim de tarde enfrentando os 115km que separam o escritório de minha casa. Geralmente preciso de 1h para fazer o trajeto, mas ontem era dia de jogo do Borussia Dortmund contra o Bayern de Munique e precisei de 1h15 para chegar em casa.

Conta comigo:
- era plena quarta-feira,
- o jogo começava as 20h
- já eram 18h30 (hora do rush, já sem jogo) quando cheguei em Dortmund
- 80 mil torcedores eram esperados,
- moro a 1km do estádio

e, mesmo com as estradas e ruas cheias, só precisei de 15 minutos a mais!

Tudo bem, nem sempre é assim, as vezes tem um acidente na estrada, um caminhao derruba a carga bloqueando todas as três pistas e se você der azar fica horas preso no trânsito esperando liberarem a estrada. Mas isso é exceção.

A questão é que se o trânsito não fosse mantido em níveis aceitáveis em dia de jogo, os outros 500 mil moradores de Dortmund (já descontando os 80 mil que estão no estádio) não iriam parar de reclamar até proibirem os jogos em dia de semana.

Assim como os moradores de Frankfurt estão conseguindo proibir os voôs noturnos na nova pista do aeroporto. A custo dos lucros extras já calculados pelas empresas de logística.

É como você disse, tem que dizer "não", botar a boca no trombone. Se não são os torcedores que vão reclamar pela bagunça em volta dos estádios, então os moradores da vizinhança devem fazê-lo.

Agora, concordando com a lógica do Tom Jobim. Aqui na Alemanha o futebol é muito bem organizado e os estádios estão sempre cheios, e isso é bom. Mas nunca consigo ingressos para os jogos pois para isso teria que comprar com três meses de antecedência e dormir na porta da bilheteria, e isso é uma merda!

Abraço

Juliano
Responder | Responder com citação | Citar
 

Adicionar comentário


O Podcast Café Brasil

É um programa em áudio distribuído pela internet e que une reflexões sobre temas provocativos e atuais ao melhor da Música Popular Brasileira. Entretenimento, cultura, cidadania e, acima de tudo, PROVOCAÇÃO.

VOCÊ ESTÁ EM: Os programas Podcasts 158 - Como é Duro Ser Brasileiro